22.10.13

O QUE MUDOU E CONTINUA A MUDAR














VIDEO: NINGUÉM SABE PORQUE



O QUE MUDOU E CONTINUA A MUDAR


O que mudou e continua a mudar é uma série composta por imagens, objetos e vídeos produzidos no contexto de um jogo de trocas.

O ponto de partida desta série é a produção de retratos de pedreiros que trabalham em obras de demolição de antigas casa, com os quais estabeleço uma relação quando passo a devolver a cada um deles uma cópia impressa de uma fotografia de si próprio. A partir desta relação estabelecida, passo a acompanhar os últimos dias de existência de uma casa que está prestes a ser demolida. 

As fotografias participam de um jogo de provocação: uma presença invisível, mas ao mesmo tempo visceral. São uma pausa, atemporal, um tempo suspenso, antes de uma interrupção de forma abrupta - a demolição. A identidade da casa é transformada, perfurada para logo ser enterrada. Ficou coletando objetos do lugar,  e termino, sem saber se é o começo ou fim da história. 


MEMORIAL DESCRITIVO

O que mudou e continua a mudar integra um projeto em andamento desde 2012, com atualmente 4500 fotografias, 50 objetos e 150 vídeos de 20 casas antigas que foram demolidas em Campinas, SP.


Titulo: O que mudou e continua a mudar
Técnica: 3 fotografias (75 x 50 cm) coladas no foamboard
Tamanho: 100 cm x 180 cm
Ano: 2013